terça-feira, 22 de junho de 2010

Quem são (eram) os favoritos

Algumas pessoas não sabem porque alguns países são favoritos em uma Copa do Mundo. Não se apavore se isso normalmente acontece com você. Isso acontece porque, apesar de sermos o país do futebol, nem sempre nos damos conta do que se passa nos outros países e quando sai a escalação da FiFa ela parece não fazer sentido. Ah, sem esquecer que as vezes o brasileiro tem sérias crises de amnésia (se isso já acontece com coisas que nos influenciam diretamente, imagine com o futebom mundial!).

Então vamos lá. O ranking da FIFA mostra as nove primeiras seleções do mundo, as melhores.
1. Brasil - cinco títulos
2. Espanha -
3. Portugal -
4. Holanda -
5. Itália - quatro títulos
6. Alemanha - três títulos
7. Argentina - dois títulos
8. Inglaterra - um título
9. França - um título
21. Uruguai - dois títulos

Vamos combinar que é quase uma covardia competir com os nove títulos europeus! Ok, os sul americanos também contabilizam nove, mas dá uma olhada na posição do Uruguai! Espanha (A Fúria), Portugal e Holanda (Laranja Mecânica) nunca ganharam títulos mas são consideradas importantes pelo investimento e desenvolvimento dos times. Segundo o livro Futebol 10 entre as seleções que nunca ganharam uma Copa, a mais talentosa é a da Holanda e Espanha e Portugal nunca ganharam mas já produziram muitos jogadores bons.

É bom lembrar que mesmo quando não estão bem estes times merecem muito respeito (como todos aliás) e de certa forma merecem ser temidos, pelo menos por causa do peso da camisa, do nome que tem no futebol mundial. É justamente por este peso que estas seleções tem obrigação de vencer. Os representantes dos continentes africanos, oceania e asiático merece ganhar e vem ganhando força ao longo dos anos, mas a obrigação não está nos ombros deles. Eles querem não fazer feio (e querem ganhar) e por isso se defendem (e as vezes apelam).

Então, por favor, não venham me dizer que a Itália ou a Alemanha não é favorita, que o Brasil não é favorito! Eles sempre serão e como disso Alex Escobar, repórter da Rede Globo, a Itália quando não está boa é que mete medo. Na última copa ela não estava na sua melhor forma e se tornou tetra campeã.

4 comentários:

  1. Olha Claudia, sempre gostei de futebol por influência dos homens da minha família. Mas há cinco anos adotamos um menino (meu irmão) que é fanático e ele entende tudo. Daí esses dias ele tava falando que a Espanha é a favorita da copa. Ué? Pq? Ele tem muitos argumentos, mas não é o que estamos vendo... ele diz que a Espanha vai levar o título (torcendo pelo Brasil, claro)... mas vamos ver hehehehe...

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog! Adorei o texto... vou ser figurinha fácil aqui e vou indicar pro meu marido, pra ele ver que mulher entende sim de futebol!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ichi! Agora ferrou.
    Amo nossas conversas e admiro bastante a tua argumentação, sempre.
    Mas futebol?
    Sabe que esse assunto é meio tabu pra mim, né.
    Não me sinto bem falando de futebol, mas, quem sabe, o "Futebol de saias" consegue me curar dessa neura.
    A gente vai conversando.

    Bjnho

    ResponderExcluir
  4. Letícia, realmente as favoritas parecem (ou pareciam) que não estavam muito bem. Mas tenho a impressão que ealas começaram a se sentirem mais seguras (pelo menos algumas). Particularmente não aposto na Espanha, mas ela pode surpreender.

    Juliana, que bom que gostou e venha sempre (e claro pode vir acompanhada do maridão).

    Maitê, sei do teu tabu com o futebol, mas foi aquela mulherada que tu juntou no sábado que me deu mais força ainda para abrir o espaço. Vamos ver, quem sabe daqui um tempo a tua neura melhora.

    Bjos para as três e venham sempre!!!

    ResponderExcluir

Ajeita a bola e chuta!