quarta-feira, 30 de junho de 2010

Mais um santo junino


Leovegildo Lins da Gama Júnior ou simplesmente Júnior (vamos combinar que bem mais sonoro). Certamente este é mais um daqueles jogadores do Clube de Regatas Flamengo que todas as torcidas gostariam de ter visto jogar no seu time. Júnior e Zico fizeram miséria no time rubro-negro dos anos 80.

Agora vou dizer uma coisa com a qual fiquei chocada: Júnior é paraibano! É sério! Com aquele sotaque e jogando no Flamengo nunca pensei que ele fosse de outra cidade que não o Rio de Janeiro. Mas não é. Júnior é de João Pessoa. Olha o Flamengo sem fronteiras a nação que transcende os limites territoriais.

Júnior nasceu no dia 29 de junho (e por isso minha homenagem, atrasada é certo). Pelo que conheço dos torcedores do Flamengo posso dizer que se 3 de março é Natal (aniversário de Zico) o mês de junho ganhou mais um santo a ser homenageado junto com Antonio, João e Pedro: Júnior (ou Capacete como ficou conhecido nos tempos de jogador).

O hoje comentarista da Rede Globo jogou como lateral esquerdo e meio campo do rubro -negro carioca (jogou muuuuuuuuiiiiito). Pude vê-lo jogar no Campeonato Brasileiro de 1992, lembro bastante deste jogo (contra o São Paulo), mas foi apenas um dos quase novecentos jogados pelo Capacete.

Então é isso. Parabéns Júnior (pelo aniversário, pelo sucesso, por tudo)!

P.S: Em 1992 ele ganha o apelido de Vovô Garoto por causa da idade que tinha: 38 anos em plena forma! Neste ano sagrou-se campeão brasileiro com o grupo do CRF.

4 comentários:

  1. Só depois de mostrar que também entende de futebol no verbo é que Júnior passou a ser reconhecido como um jogador emblemático da história do esporte bretão. Suas palavras desfazem a injustiça.
    Adorei o "Ajeita a bola e chuta!"

    ResponderExcluir
  2. Olá João Lucas, obrigada pela visita. Espero te ver aqui mais vezes. Obrigada pelo comentário. Rever conceitos é sempre bom e lembrar das boas coisas que as pessoas fizeram realmente pode desfazer alguns mal entendidos da história. Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Isso que você não citou a história dele dentro do futebol de areia ¬¬

    O flamengo tinha os dois melhores laterais na era "Zico", Leandro e Júnior. E o Júnior consolidou essa tendencia de laterais que passam a ser meias, exemplos mais atuais, Michel Bastos, Daniel Alves e Gilberto.

    Apesar de toda genialidade desse ícone do esporte, quando o assunto é comentar sinceramente eu fico com o Caio.

    ResponderExcluir
  4. Exatamente faltou o futebol de areia que, como diria um tio meu, Júnior 'fez miséria'!

    Sobre os comentaristas gosto dos dois: Caio e Júnior.

    Anônimo, volte sempre. Agradeço pelas suas contribuições.

    ResponderExcluir

Ajeita a bola e chuta!