quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A sociedade do Espetáculo no Futebol

Em primeiro lugar mil desculpas quanto a demora. Nossa estava com saudades! Mas ultimamente sobra ideia para pouco tempo. Estou lendo vários livros que dizem respeito à Sociedade do Espetáculo e crítica da mercadoria. Tais leituras estão me fazendo refletir sobre algumas questões relacionadas ao esporte nacional. ‘Pronto’, pode pensar, ‘lá vem ela... Este texto deveria estar em outro blog’. É e não é. Certamente ele se fará presente, com outra cara, no tal blog mas certamente acho que ele é muito pertinente aqui.

Fiz estas ligações quando, lendo Guy Debord e vendo matérias ligadas, especialmente, ao Santos (neste momento meu amigo leitor olha a tela com cara de quem diz: agora pirou de vez!). Calma! Vamos ver se consigo me explicar melhor...

Na verdade o Santos me deu a ideia, mas pode se aplicado a quase tudo. Vamos lá: primeira citação que me trouxe este comentário que aqui escrevo “o espetáculo é a principal produção da sociedade atual” (p. 17). Ah, e “o espetáculo não é um conjunto de imagens, mas uma relação social entre pessoas, mediada por imagens”(p.14).

Agora vamos comigo ao futebol. Na boa, se tem uma coisa que se faz com o futebol nos dias de hoje é espetacularizar. Quantos times nem são isso tudo mas para quem só vê as matérias dos jornais parecem? Não que eu seja radicalmente contra isso. Imagens e matérias emotivas e tudo mais são muito legais de ver. Ver o espetáculo que as torcidas dão idem. Mas tem uns exageros que nem sei. É o que me faz acreditar na velha história do ‘pão e circo’ sendo o futebol, no caso, o nosso circo (e bota circo nisso!). É bom lembrar que circo aqui não apenas aquele que nos diverte, mas o que nos diverte e nos tira a direção. E ai, mais uma vê, trago Guy Debord dizendo que “quando o mundo real se transforma em simples imagens, as simples imagens tornam-se seres reais e motivações eficientes de um comportamento hipnótico”.(p. 18) O futebol da mídia torna-se de fato uma relação pessoal que é feita através das imagens que são encaminhadas para nós sobre os jogadores (imagens, aliás, boas ou ruins).

Agora, por que pensei nisso quando vi o Santos? Porque o Santos é o time da vez. Os meninos dançadores jogam bem, admito. Mas confesso que por vezes me questiono se parte do que eles jogam não fica mais evidente tendo a mídia toda em cima. E um pouquinho pior, na minha opinião, mostrando o que eles têm ou deixam de ter (com 19, 20 anos) por causa do futebol. Não que eles devam deixar de comprar mas tornar tudo isso um espetáculo? Será? Citei o Santos mas reafirmo: cabe para qualquer time que se tornar a estrela deste palco ou para qualquer ator que se apresentar em monólogos nos palcos verdes dos campos de futebol.

P.S: Obviamente todas estas imagens e espetáculos possuem ainda uma coisinha bem legal (ou não dependendo de quem ler) elas criam as identidades necessárias para, de alguma maneira, estes torcedores se sentirem parte de uma nação. Tais identidades, diversas e heterogêneas que formam nações dentro de nações, tribos dentro de tribos, são próprias dos nossos tempos... ta bom, terminei.

7 comentários:

  1. Heloisa Juncklaus Preis Moraes1 de setembro de 2010 às 15:48

    Nem preciso chutar, porque você já fez o gol!!! É tudo isso mesmo, Cláudia. Você fez uma ótima apropriação da Sociedade do Espetáculo para analisar o "objeto" futebol. Os meninos da vila não só dão espetáculo, como fazem parte do espetáculo e ajudam a mídia a espetacularizar ainda mais aquelas imagens que, há muito, não são simples representação de um jogo de futebol. Ao menos não com o espírito esportivo, da "simples" competição. Aliás, os jogos são agendados de acordo com o horário da televisão, as marcas estão postas para aparecer... enfim, um Espetáculo!
    Conversamos mais amanhã. Vai render discussão... Tomara!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ufa!!! Por um momento achei que tinha ido longe, muito longe!!!! Obricada pela espiadinha e volte sempre. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Espetaculo foi domingo poder ver em campo um jogador renascendo e se reiventando http://www.youtube.com/watch?v=iyMo61pmu0Y

    :}
    Agora o Santos teve uma queda significativa, porém num futebol em que se preza muito a marcação e menos a técnica, o time da vila ainda é um dos poucos a se admirar.

    Então Menina voce ta demorando a postar né ??

    ResponderExcluir
  4. Olá, Clau, profa. Heloísa e Anônimo!
    Adorei o post por diversos motivos. Guy Debord é atualíssimo e, creio, um dos "profetas" da sociedade em que vivemos.
    Mais do que nunca, o que Guy Debord disse em A sociedade do espetáculo pode ser percebido. Com a multimídia e a comunicação feita para milhões, também o futebol torna-se cada dia mais espetacular. O ser, muito pouco trabalhado, mas o ter, isso sim, é visto como sinônimo de sucesso. O carro do Neymar, a $ituação de Robinho, os (adorei isso) monólogos no palco verde do gramado: tudo isso é ESPETACULAR.
    Consumir e se assemelhar aos ídolos mostrados na telinha: eis a lei da Sociedade do espetáculo.
    Ufa, falei pra caramba... risos.
    Clau, continue assim... o Futebol de saias tem se convertido em um espaço de discussão, e, porque não dizer, de crítica e reflexão.
    Beijo!!

    ResponderExcluir
  5. Marília, esta de fato é a intensão. O espaço é também para se falar de belos lances mas não só isso. A ideia é que tomemos o futebol para uma reflexão de nossa sociedade. Que bom que estamos conseguindo isso.

    Anônimo, desculpe a demora é que a vida de fato anda um tanto corrida. As ideias para este espaço são muitas mas nem sempre consigo no tempo que gostaria. Desculpe. De fato é lindo ver um jogador voltar ao que era assim como é uma pena vê-lo se perder (pelo motivo que for: saúde, dramas sociais, pessoais...). Concordo que os meninos da vila dão um show. A pergunta que fica é se de fato eles estão preparados para serem os astros da vez, para aguentarem tudo (de bom e de ruim) que o espetáculo está lhes trazendo.

    Prometo que tentarei escrever com mais frequência. Aliás, terei de fazê-lo.

    Um abraço a todos e voltem sempre.

    ResponderExcluir
  6. Depois que deram espaço p/ Tadeu Schmidt e alex Escobar fazerem gracinhas...riminhas..tudo engraçadinho,tudo é espetaculo e o pior contagiou outros veiculos.Deixamos de ter jornalismo esportivo que na minha opnião é o que esta faltando...se eu quiser rir vou ver Zorra total (q tambem não esta nada engraçado)..Cara chato eu, não acho nada engraçado..Tadeu..Zorra..Alex..né?
    A citação “o espetáculo é a principal produção da sociedade atual” matou!!
    É ai que eu digo...tenho aprendido!
    Valeu...teacher (ex agora).
    Rudfla.

    ResponderExcluir
  7. Talvez, Rudfla, esteja faltando um jornalismo esportivo sério que faça menos gracinhas (apesar de, confesso, gostar delas) e respeite mais clubes, treinadores e jogadores que, por vezes, mas bem por vezes, sem querer se tornam parte do espetáculo. O fato é que vivemos na sociedade do espetáculo e do consumo, por mais que isso doa, por mais que queiramos sair será difícil conseguir. Um abraço e volte sempre.

    ResponderExcluir

Ajeita a bola e chuta!