segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Quais as cores do Flamengo?

Todo mundo sabe: Vermelho e Preto (pelo menos atualmente). Mas neste domingo me surpreendi (mesmo sem muita surpresa) com o uniforme utilizado pelo time carioca no jogo contra o Corinthians: azul e amarelo. Explico: eu sabia que o Flamengo tinha como terceiro uniforme as tais listras azuis e amarelas e sabia também que poderiam ser utilizadas em jogos oficiais fora de casa mas, confesso, achei muito esquesito quando vi. Foi quase: "ué, o Flamengo está jogando contra quem?".

Para os que não sabem as primeiras cores do Flamengo eram azul e dourado (amarelo) mas como as duas cores desbotavam demais e eram difíceis de encontrar adotaram o vermelho e preto. As novas cores caracterizam até hoje o time da Gávea. Já as do terceiro uniforme são uma homenagem histórica. Homenagem válida em um ano pós hexa campeonato.

Podemos analisar esta homenagem da seguinte forma (e aí vou pedir licença para tentar esboçar um pouco do meu trabalho acadêmico): entre outras coisas, para se formar o sentimento de nação é necessário que se tenha uma história forte e que relembre a sua fundação. Portanto, esta ação de marketing do Flamengo colabora para o sentimento de nação que faz a torcida rubro negra se auto denominar 'nação' (como quase todas as outras torcidas). É isso.

Ah, o Flamengo perdeu por 1x0 e o Júlio César, goleiro corintiano, agarrou muito bem.

6 comentários:

  1. Nação rubro-negra, amarelo e azul, não...
    Assim confunde minha cabeça loura! Brincadeiras à parte, conviver com a Clau é sempre uma agradável aula de História. Adoro!
    Beijo amiga, amei o post!

    ResponderExcluir
  2. Como flamenguista acho que perdemos a força com essa camisa,questão de tradição,conservadorismo e um pouco se superstição tambem,esse não é o eternizado "manto sagrado",deixamos de ser rubro negro com essa camisa..mas independente de camisa o que precismos é de bola na rede..o que nao vem acontecendo...fora Rogerio!!
    Valeu teacher..tenho aprendido!!
    Rudfla.

    ResponderExcluir
  3. Marília e Rudfla, não sei porque acho que a tal camisa azul e amarela não vai pegar e ficará apenas como comemorativa. De fato não é o eterno 'manto sagrado' e, vamos combinar, está dando o maior azar. Um abraço e apareçam!

    ResponderExcluir
  4. Como flamenguista² acho que o flamengo deveria vestir a camisa rubro-negra, essa questão de copiar times europeus e suas estratégias de marketing não me parece legal. Parece mais a camisa do Tabajara !!

    Agora roubaram meu posto de Anônimo hausuhsa

    E o 1º jogo do Brasil da post ??

    Até

    ResponderExcluir
  5. Ai, Ai Anônimo....Pois é temos dois anônimos mas um deles assina. COncordo: parece Tabajara Futebol Clube!

    Não vi o jogo do Brasil mas os comentários foram bons. Só acho que não devemos misturar os dois técnicos como está acontecendo já que estão em situações totalmente diferentes neste momento.

    Um abraço e venha sempre.

    ResponderExcluir
  6. KKKK... pior é que parece o Tabajara mesmo.
    Espero, só no uniforme, risos.
    Bem-vindo de volta, Anônimo.
    Bjs, Clau, e mais uma vez, parabéns!

    ResponderExcluir

Ajeita a bola e chuta!